sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sinais e motoristas do jeitinho

Hoje, vindo para o trabalho sob chuva, pegando o mesmo congestionamento de sempre, percebi que um dos sinais de trânsito estava destruído. Não sei se algum caminhão o acertou (afinal, os semáforos são colocados cada vez mais baixo e os caminhões são cada vez maiores) ou se alguém se revoltou e resolveu destruí-lo. Confesso que já pensei muitas vezes em destruir todos eles, mas me contive todas as vezes. Eles são muitos e proliferam com uma velocidade muito maior do que minha revolta.


Nos últimos 5 anos, entre a minha casa e meu trabalho surgiram mais 5 sinais de trânsito! Como a maioria dos sinais de Niterói, não são sincronizados, apesar de estarem todos na mesma via (General Castrioto – Benjamim Constant), uma das ligações entre São Gonçalo e Niterói. Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a antiga estrada que cortava a freguesia de Santana no século XIX não comporta o trânsito atual. Se você obrigar o trânsito a parar a todo o momento, não será mesmo possível fazer com que o fluxo de veículos ande. “Pensando” nisso, a Prefeitura tomou uma decisão (a mesma que ela utiliza na cidade toda, independentemente do problema): cones para alargar a pista e guardas de trânsito para apitar. Como os cones não são suficientes para duplicar a pista toda (até porque esta tentativa só ocorre no trecho em frente à antiga Sendas) e como não há um guarda para cada sinal, o resultado é simplesmente nada.



Talvez esta atitude, estou falando da colocação de cones e guardas, não da destruição do sinal, não se enganem!, tivesse mais resultado se a Prefeitura resolvesse finalmente duplicar a Benjamim Constant, como ouço falar desde quando ainda só tinha idade para andar no banco traseiro. Também poderiam colocar mais guardas, um em cada sinal, com comunicação entre eles, para eles fazerem por conta própria a sincronização que os semáforos não possuem. Além disso, faltam guardas para impedir os motoristas do jeitinho.



Para quem não sabe, motorista do jeitinho é aquele que acha que é melhor do que os demais e resolve dar um jeitinho de chegar na frente. Por isso eles pegam ruas na contramão, fazem fila tripla e quádrupla numa via que só tem duas faixas, passam na frente dos outros para ficarem parados fechando o cruzamento, etc. Há muitos desses todos os dias no meu caminho. Bastava um simples guardinha, desses de calça bordô, um quarteirão antes de onde eles costumam ficar, e os motoristas do jeitinho precisariam se comportar e deixar o trânsito andar direito.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário